A direção estadual da APP-Sindicato foi informada, nesta quinta-feira (25), sobre a publicação do Edital 73/2024 – GS/SEED, que anuncia a contratação de professores(as) por meio de Processo Seletivo Simplificado (PSS) para o ano de 2025.
Élio da Silva, secretário de Finanças da APP, expressou preocupação com a decisão da Secretaria da Educação (Seed), que ele descreveu como autoritária e inflexível, seguindo o modelo de gestão de Ratinho Jr. e Roni Miranda. Silva criticou a falta de consulta prévia ao sindicato para discutir os termos do edital antes de sua publicação oficial.
“Este novo edital apresenta mudanças significativas. Agora, o processo inclui uma fase eliminatória, o que causa apreensão na categoria. Além disso, somos contrários à aplicação de provas para o PSS, especialmente considerando que há milhares de educadores aprovados no último concurso ainda esperando serem convocados”, destacou.
Em resposta à situação, a APP-Sindicato protocolou um pedido de impugnação do edital. A entidade também orienta os(as) educadores(as) a protocolarem pedidos de impugnação, que podem ser feitos através do site do Instituto Consulplan até as 16h do dia 30 de julho.
Datas e Taxas
Segundo informações do governo estadual, as vagas são destinadas à Educação Básica e Educação Profissional. As inscrições do PSS SEED PR 2024 devem ser realizadas exclusivamente pelo site do Instituto Consulplan até às 16h do dia 22 de agosto.
A taxa de inscrição é de R$ 62 para uma inscrição e R$ 82 para duas inscrições. A aplicação das provas objetivas está prevista para o dia 29 de setembro, em 30 municípios do estado, com a divulgação da classificação final programada para a partir de 9 de dezembro.
O processo seletivo poderá preencher até 30 mil vagas durante sua vigência. O contrato de trabalho será válido para o ano de 2025, com possibilidade de prorrogação para 2026.