Tudo sobre a carreira de Farmácia e Bioquímica

Você sabia que o farmacêutico é de fato um químico que compreende e estudo os efeitos dos medicamentos no organismo, ele é responsável pela a pesquisa e preparação dos medicamentos.

É um campo de atuação bem amplo que visa controlar, analisar e fabricar medicamentos de base industrializada, a função do mesmo inclui verificação de prazos de validade e também realização de analises dentro do laboratório enquanto a eficácia do mesmo.

Os profissionais da bioquímica / farmacêutica alimentar devem ter formação geral e estão diretamente relacionados com a formação multidisciplinar abrangente, com o objetivo de desenvolver a capacidade de integração de múltiplos saberes em áreas de atuação profissional envolvendo conhecimentos farmacêuticos e da ciência alimentar.

Ele também deve possuir sólidos conhecimentos científicos básicos, espírito crítico e de pesquisa, criatividade e capacidade de projetar e operar sistemas complexos ele deve aumentar sua compreensão das questões seja elas administrativas, ambientais e até mesmo econômicas, é um profissional que vai trabalhar sempre em equipe.

Tornar-se um profissional que possa exercer plenamente sua cidadania e respeitar o direito à vida e ao bem-estar dos cidadãos.

Como é a profissão farmácia e bioquímica?

 

O farmacêutico tem 3 pilares básicos essenciais na profissão, tais como:

  • Distribuir;
  • Pesquisar;

Tanto medicamento, higiene pessoal e cosméticos desde que esses itens não alterem a qualidade de vida das pessoas, essa é a função principal deste profissional.

O intuito desse profissional é prevenir as ações negativas desses medicamentos a saúde em geral.

Deve ser registrado no conselho de farmácia regional.

Perfil profissional da carreira de Farmácia e Bioquímica

  • Proatividade;
  • Observador;
  • Exatidão;
  • Concentração;
  • Interesse na área cientifica.

Os profissionais de enfermagem são especializados em recuperação e promoção da saúde e prevenção de doenças.

Trabalha em equipe multidisciplinar com médicos, administradores, auxiliares de enfermagem, psicólogos e nutricionistas, podendo atuar em todos os níveis organizacionais em instituições de saúde.

Ele é responsável por fornecer alimentação aos pacientes com nutricionistas, higiene no ambiente de trabalho, gerenciamento de medicamentos, curativos, terapia intensiva em UTI, auxiliar os médicos no preparo de diagnósticos e na prescrição de receitas e na execução de tarefas administrativas nas instituições de saúde.

Porém, ao contrário do que parece, o campo de atuação do profissional não se limita a clínicas e hospitais. Ele estará apto a atuar na área de saúde coletiva, programas governamentais, realizar atividades educativas na comunidade e diversos estudos sociais relacionados à área da saúde.

Salário do Profissional formado em farmácia e bioquímica

Na posição de farmacêutico bioquímico hoje no Brasil, passou a ganhar R $ 2.809,00 de salário, podendo ganhar até R $ 4.512,00. No Brasil, o salário médio de um farmacêutico bioquímico é de R $ 3.545,00. As formas mais comuns são farmácia e bioquímica.